terça-feira, 10 de março de 2009

Timo: a chave da energia vital

Peço desculpas pela extensão do texto, mas há que ser lido como no original.
Não é cansativo, ao contrário, é didático, é atraente, é científico e útil para todos nós. É lindo! Achei muito interessante essas novas descobertas sobre o TIMO e, como não poderia deixar de ser, interessante analisar que ele trabalha, faz tudo e o coração leva a fama! Sabem o que conclui e acrescentaria a este texto, em sendo tudo verdade?
Ele é o dono do nosso EGO.

É sim, porque ele se comporta como tal e até usamos a expressão “massageou meu ego”. Massageie você mesmo o seu e pronto! Tem a vida cheia de energia.

ESTA POSTAGEM PELO SEU TEOR, OFEREÇO AO EDUARDO P.L. - VARALDEIDÉIAS - QUE ONTEM MEXEU LÁ DENTRO DO MEU CORAÇÃO!
QUE LINDO FICA O MUNDO QUANDO DESCOBRIMOS QUE AINDA HÁ PESSOAS COMO ELE, CAPAZES DE NOS MOSTRAR NELE, MAIOR ENCANTO AINDA
!




SONIA HIRSCH -JORNALISTA


No meio do peito, bem atrás do osso onde a gente toca quando diz "eu", fica uma pequena glândula chamada timo. Seu nome em grego, thymos, significa energia vital. Precisa dizer mais? Precisa, porque o timo continua sendo um ilustre desconhecido. Ele cresce quando estamos contentes, encolhe pela metade quando nos estressamos e mais ainda se adoecemos. Essa característica iludiu durante muito tempo a medicina, que só o conhecia através de autópsias e sempre o encontrava encolhidinho. Supunha-se que atrofiava e parava de trabalhar na adolescência, tanto que durante décadas os médicos americanos bombardeavam timos adultos perfeitamente saudáveis com megadoses de raios X achando que seu "tamanho anormal" poderia causar problemas. Mais tarde a ciência demonstrou que, mesmo encolhendo após a infância, continua totalmente ativo: é um dos pilares do sistema imunológico, junto com as glândulas adrenais e a espinha dorsal, e está diretamente ligado aos sentidos, à consciência e à linguagem. Como uma central telefônica por onde passam todas as ligações, faz conexões para fora e para dentro. Se somos invadidos por micróbios ou toxinas, reage produzindo células de defesa na mesma hora. Mas também é muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras, pensamentos. Amor e ódio o afetam profundamente. Idéias negativas têm mais poder sobre ele do que vírus ou bactérias. Já que não existem em forma concreta, o timo fica tentando reagir e enfraquece, abrindo brechas para sintomas de baixa imunidade, como herpes. Em compensação, idéias positivas conseguem dele uma ativação geral de todos os poderes, lembrando a fé que remove montanhas.


O teste do pensamento



Um teste simples pode demonstrar essa conexão. Feche os dedos polegar e indicador na posição de o.k., aperte com força e peça para alguém tentar abri-los enquanto você pensa "estou feliz". Depois repita pensando "estou infeliz". A maioria das pessoas conserva a força nos dedos com a idéia feliz e enfraquece quando se pensa infeliz. (Substitua os pensamentos por uma bela sopa de legumes ou um lindo sorvete de chocolate para ver o que acontece...)
Esse mesmo teste serve para lidar com situações bem mais complexas. Por exemplo, quando o médico precisa de um diagnóstico diferencial, seu paciente tem sintomas no fígado que tanto podem significar câncer quanto abcessos causados por amebas. Usando lâminas com amostras, ou mesmo representações gráficas de uma e outra hipótese, testa a força muscular do paciente quando em contato com elas e chega ao resultado. As reações são consideradas respostas do timo e o método, que tem sido demonstrado em congressos científicos ao redor do mundo, já é ensinado na Universidade de São Paulo (USP) a médicos acupunturistas.
O detalhe curioso é que o timo fica encostadinho no coração, que acaba ganhando todos os créditos em relação a sentimentos, emoções, decisões, jeito de falar, jeito de escutar, estado de espírito... "Fiquei de coração apertadinho", por exemplo, revela uma situação real do timo, que só por reflexo envolve o coração. O próprio chacra cardíaco, fonte energética de união e compaixão, tem muito mais a ver com o timo do que com o coração - e é nesse chacra que, segundo os ensinamentos budistas, se dá a passagem do estágio animal para o estágio humano.
"Lindo!", você pode estar pensando, "mas e daí?" Daí que, se você quiser, pode exercitar o timo para aumentar sua produção de bem-estar e felicidade. Como? Pela manhã, ao levantar, ou à noite, antes de dormir. Fique de pé, os joelhos levemente dobrados. A distância entre os pés deve ser a mesma dos ombros. Ponha o peso do corpo sobre os dedos e não sobre o calcanhar, e mantenha toda a musculatura bem relaxada. Feche qualquer uma das mãos e comece a dar pancadinhas contínuas com os nós dos dedos no centro do peito, marcando o ritmo assim: uma forte e duas fracas. Continue entre três e cinco minutos, respirando calmamente, enquanto observa a vibração produzida em toda a região torácica. O exercício estará atraindo sangue e energia para o timo, fazendo-o crescer em vitalidade e beneficiando também pulmões, coração, brônquios e garganta. Ou seja, enchendo o peito de algo que já era seu e só estava esperando um olhar de reconhecimento para se transformar em coragem, calma, nutrição emocional, abraço. Ótimo. Íntimo. Cheio de estímulo. Bendito timo.

A jornalista e pesquisadora Sonia Hirsch é autora de livros sobre culinária natural, alimentação e saúde

21 comentários:

  1. Aidinha,

    muito obrigado pelo post em nossa homenagem! Agora que ficou sem graça fui eu! Não mereço tanta atenção!
    Não conhecia esse orgão tão importante! Timo, nunca havia ouvido falar dele! Mas agora que sei da sua importâcia, vou trata-lo melhor! E o coração que não fique enciumado!

    bjs e obrigado pela postagem e referência.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Mamis,
    Lindo isso tudo! As palavras e as frases surgem por aí, ficam na boca do povo, e nem sempre sabemos a origem delas. Pior, nem sempre vamos buscar a origem delas, porque pelo que me consta, elas existem.

    Massageamos o Ego um do outro quando sentimos carinho, amor, compreensão e respeito. Assim seu ego foi massageado ontém e surpreendidas fomos as duas! Rsrrsrsrsrss

    Aqui no mundo virtual, e vc é chegada nêle, pois, foi você, mamis, a pessoa da nossa família quem primeiro se atreveu a comprar um computador há anos luz, lembra disso? O papai nem acreditava! E parecia uma carroça para podermos interagir com as salas de bate papo, navegar, enfim! Tudo muito lento.

    Com o tempo, a velocidade da tecnologia passou à sua frente e chegamos aqui na Blogsfera e por sorte divina, encontramos o Eduardo P.L que dele, para mim, nasceu o João Menéres, a Dulcinéia, o Bento,o RIcardo Blauth, Alexandre kovas, Esterança, Gaspar de Jesus, Tossan, Ruvasa, a Cris, a Fernanda&Poemas, o Fernando Oliveira, Marie, Nadja Saori,TOnholiveira,Esther,Stephan Gardner,Pedro Luso, Flavina, Luciana de palavras ao Vento,Milouska, Ery ROberto,Papagaio Mudo- Gustavo, a Angel,Charme,Uma Página para Dois, e muitos mais que não me recordo neste instante e que vejo uns deles por aqui.

    Ainda bem, que desde que começamos com a coisa da internet, defendi veementemente a sua existência, pois é no mundo virtual, que sentimos realmente o quanto ainda existe de cultura dentro de nós, de educação, de atenção e preocupação para com o outro e me arrisco a dizer de amor também. Aqui, ninguém fala sozinho, todos te socorrem! E ao contrário da vida real, quase que diariamente travamos contato com eles ou sabemos que com eles tudo vai bem, pois acompanhamos o seu navegar, em outras páginas. E para o TIMO de dentro de nós, isto é um alívio.

    Na vida real, muitas vezes ficamos sem falar com amigos por dias e dias... Aqui, não!

    É isso mamis, ficaria aqui derramando o meu amor e admiração para essa gente que se dedica para o crescimento próprio e para o do outro por muito tempo.

    Um beijo,
    CON

    ResponderExcluir
  4. Aidinha,

    Excelente escolha!
    Como você diz ao início do texto: "Não é cansativo, ao contrário, é didático, é atraente, é científico e útil para todos nós. É lindo! Achei muito interessante essas novas descobertas sobre o TIMO". Fiz minhas suas palavras! ={'w'}=
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  5. Eduardo,

    Agora, de ontem para cá, estamos juntos, na Web, "sem hífen"! rsrsrs
    E sem constrangimentos!
    Todas a minhas honras para você, sempre serão poucas.

    Meu abraço apertado.

    ResponderExcluir
  6. Con,

    Quantas lembranças!
    Naquele tempo eu sofria com essa máquina,
    sabe como? Como sofro hoje...

    Beijos e Deus te minha filha

    ResponderExcluir
  7. Silvana, linda!

    Temos mesmo que descobrir tudo que nos ajude a sair dos apuros da vida, ainda mais desta, moderna, acelerada, louca!

    Beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  8. QUERIDA AIDINHA, CONHECIA ATRAVÉS DA POSTAGEM DE HOJE DA TUA FILHOTA CONCEIÇÃO... E VALEIU A PENA VIR AQUI... ALÉM DO LINDO SER HUMANO QUE ÉS, AINDA UMA MULHER DE ARMAS COMO SE DIZ AQUI EM LISBOA... ADOREI O TEXTO DESCONHECIA COMPLETAMENTE ESTE ORGÃO E VOU FAZER O EXERCÍCIO QUE INDICAS... FOI UM PRAZER NESTA VIDA CONHECER A CONCEIÇÃO UMA MULHER TAMBÉM MUITO POSITIVA QUE EU ADORO E A AGORA A AIDINHA,
    SORTE A MINHA... UM GRANDE ABRAÇO DE CARINHO E TERNURA... VOU FAZER AQUI UM COMENTÁRIO QUE TAMBÉM SERVE PARA A CON... EU VIVO EU LISBOA, MAS NASCI NAS ILHAS DOS AÇORES QUE FICAM NO MEIO DO ATLÂNTICO E ENTÃO NOS MEUS SONETOS APARECEM FOTOS TIRADAS POR MIM DESSAS MARAVILHODAS ILHAS... DESCULPA MAS AINDA NÃO TINHA FALADO NISTO Á CON... BEIJINHOS PARA AS DUAS

    ResponderExcluir
  9. Uma vez eu recebi esse mesmo texto de alguém e era todo visualizado. Nao dava mesmo para separar os dedos de forma alguma.

    Comecou bem.

    Seja bem vinda à blogesfera mania, ahahahahhaah!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda,

    Obrigada por vir até aqui.
    Vocês todos deste grupo são maravilhosos!
    A Con? Vocês ainda não conhecem... sabe aprontar direitinho, mas
    Sabe também ser amiga. Isso é que eu considero importante no nosso mundo de hoje.

    Dei uma passadinha rápida no teu “Fotos Fernanda”, só para guardá-lo nos Favoritos, depois, com mais calma vou vê-lo e todos os outros e comentar.

    Por agora deixo um beijinho e votos de um bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  11. Geórgia, olá

    Mais uma visita honrosa aqui no meu espaço, com a sua presença.
    Voces me cativaram de pronto.

    E voce bem vinda ao meu novo espaço.
    Muito obrigada pela presença e pelo comentário.

    Também já tenho seu blog nos Favoritos e depois, com calma, vou visitar a todos.

    Menina, esse novo enfoque científico sobre o Timo,me trás muita esperança! Se ele é tudo isso, mal precisamos de fatores externos para encontrarmos um ponto de equilíbrio, ao menos, para termos mais saúde e íntimos momentos felizes.

    Achei um barato isso, porque tenho assistido aos programas do Dr. Dráuzio Varella e nas entrevistas que ele faz, tenho visto muitos cardiologistas e a afirmação geral, até desonrosa que eles fazem, é que o coração é apenas um músculo e até hoje não se sabe
    por que se atribui a ele o amor, a paixão, o ódio. Mas confirmam e não poderia ser diferente, que realmente nos parece que esses sentimentos se localizam ali.

    Pois é, ninguém deu a mínima para o TIMO!!!
    Tadinho! É sempre assim: “papagaio come o milho e periquito leva a fama!”

    Falei com o meu oftalmo sobre isso (agora, dia 10 pp.), porque sei que ele é uma pessoa antenada na ciência da medicina como um todo. Está sempre por dentro. Ele me confirmou que essa glandula tem sido objeto de estudo e que o Timo é mesmo um sistema de comunicação (interna/externa) que temos ali.

    Você fez o teste dos dedos, eu também. Estou fazendo o exercício e você não. Por quê?

    Eu postei essa matéria para ser aplicada por todos que a lerem. É, segundo quem estuda, uma arma a mais, entre as poucas de que dispomos contra o estresse. Você nem imagina como são boas, as tais batidas no peito. Sobre elas vou postar umas palavras a qualquer horinha.

    Você deve estar pensando: - que metida!
    Não faz mal, mas, não duvide, aqui, bem como na postagem do artigo, vai todo meu carinho.

    ResponderExcluir
  12. Aidinha, vejo que descobriu meu fotoblog "Minhas Imagens" e que dele ficou seguidora!
    Aqui tenho postado algumas imagens do meu Portugal, que tenho recolhido em passeios efectuados...
    Grata pela visita,
    Meu beijo
    Marie

    ResponderExcluir
  13. Aidinha:
    Que belo post.
    Muito claro, e útil.
    Não conhecia o amiguinho Timo, mas posso te garantir que já fiquei íntima dele, no decorrer da leitura do texto.
    Vou já já fazer o teste, que acredito vai dar extatamente como você disse.
    O exercício, farei com certeza, gosto demais dessas coisas que elevam a auto estima e o amor próprio.
    Tenho certeza que vou gostar, e gostaria inclusive de citá-lo em um post qualquer dia destes.
    Isso claro, se você me permitir.
    O seu blogue está muito gostoso.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá Aninha!

    Que prazer voce ter vindo! Obrigada!
    Ainda não respondi a ninguém pelos comentários, quero ver se , ainda hoje
    consigo faze-lo.

    Apresso-me a responder a você, porque acho que este assunto do Timo, pode ajudar muito as pessoas.
    Quanto mais o divulgarmos, melhor.
    Penso que neste mundo da blogosfera,
    ao menos, temos que ter e usufruir de uma
    verdadeira democracia social.

    O artigo, na íntegra não é meu, mas dei os créditos a sua autora, jornalista e penso que é o quanto basta.

    Querida, o meu blog é NOSSO BLOG!
    Aqui, vocês todos, meus amigos e visitantes,
    podem tudo.

    Veja, não reproduzi no meu espaço,
    nenhuma foto do João Menéres,
    seria merecido como forma de homenageá-lo,
    Mas, ainda não fiz isso, no entanto,
    furto-as todas para as “Minha Imagens”
    e atualmente, aquele campo lindo das rosas de maio que ele postou, está como papel de parede enfeitando a minha a área de trabalho. Rsrsrsrs

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. AIDA
    Antes de mais MUITO OBRIGADO por ser minha seguidora.
    Adorei conhecer este seu cantinho, gostei muito da forma como redigiu o seu Perfil!
    Peço-lhe que aceite o meus PARABÉNS.
    Volterei para percorrer com calma os cantos da casa.
    Beijinhos
    Gaspar de Jesus

    ResponderExcluir
  16. OI MARIE!

    ENTREI NO SEU BLOG, ELE É LINDO, PORTUGAL É LINDO!
    FAZ BEM FOTOGRAFÁ-LO.
    MOSTRA-O A QUEM NÃO O CONHECE E ESTIMULA A VISITA DE QUEM AINDA NÃO TEVE A FELICIDADE DE O CONHECER E MATA DE SAUDADE QUEM JÁ LÁ ESTEVE...
    AMEI PORTUGAL E QUANDO ESTIVE LÁ, VINHA DE ESPANHA, ONDE JÁ HAVIA ESTADO UM MÊS. VOCE NEM IMAGINA O QUE SENTI!
    COMO É LINDO E QUERIDO! TIVE VONTADE DE TREZE-LO PARA CASA...RSRSRS
    AQUI, ENTÃO, NESTE PLANETA MAIS JOVEM DO SISTEMA - A INTERNET - NOS ENCONTRAMOS E ESTEJA CERTA QUE NASCIDAS DAQUI MUITAS AMISADES DURARÃO PARA SEMPRE.
    VOLTE, TAMBÉM ESTAREI POR LÁ A VISITÁ-LA..

    BEIJO

    ResponderExcluir
  17. Gaspar

    Não me agradeça por nada, aqui sou uma aprendiz das boas.
    Chego crua em tudo, e hoje vou postar respostas aos comentários que lá estão, uns escritos como agora, com maiúsculas e minúsculas e outros simplesmente em caixa alta, porque estou a escrever ao bel prazer do meu teclado que por certo, sofreu algum ataque meu mesmo e está variando.

    Fico honrada com seus cumprimentos e prometo cumprir o mais à risca possível aquilo ao que me propus ao criar este blog.

    Beijinhos
    Aidinha

    ResponderExcluir
  18. Oi, Aidinha!
    Vim lá do blog da Aninha e gostei muito de ti e do que escreves.
    Este post sobre o timo é muito importante, pq muita gente, como eu, não sabe da importância dele.
    Gostei de ver a idosa aprontando.
    Então agora não vamos mais dizer um beijo no teu coração e sim um beijo no teu timo. (Ele merece).
    Bjim.

    ResponderExcluir
  19. Olá Aida! Que lindo o seu cantinho, que com muita graça e a escrita correndo solta, nos cativa e nos dá vontade de voltar sempre! Adorei! Abraço, Silene

    ResponderExcluir
  20. Rosamaria,

    obrigada pelo incentivo, valeu!

    Fui ao seu cantinho e já curti muito as suas flores! Tudo lindo, gostoso!
    Vamos ter muito sobre o que falar.
    Há melhor coisa na vida que falarmos de flores, de música, de amor?

    Venha sempre
    Beijo
    Aidinha

    ResponderExcluir
  21. Oi Silene

    Olhei ali, a sua foto. Linda! Uma menina.
    Hoje para uma mulher, 40 anos é só o começo.
    Tanta vida pela frente que você nem imagina
    quanto, ainda, está por fazer.
    Que bom! Vai fazer a diferença, porque pelas suas postagens, dá pra ver que você é uma pessoa antenada.

    Sabe, eu não sou chegada ao futebol, mas gosto das copas do Mundo, claro e dos jogos de pequenos, como eram os de várzea, que não são do seu tempo.

    MAS SOU RONALDO!
    O RONALDÃO!
    TORÇO POR ELE ONDE ELE ESTIVER.
    Gostei de ver que aí, estamos empatadas também.

    Este seu blog está uma delícia!
    Agradeço por ter estado aqui no Curso Livre
    e agora tem em mim, mais uma seguidora.

    Até já.
    Beijinho
    Aidinha

    ResponderExcluir